Especialista Ituana lista 5 dicas paras as mulheres driblarem as dores do dia-a-dia

Fisioterapeuta dá dicas para dores que atrapalham a alegria das mulheres no dia a dia

Toda mulher, ao chegar em casa ou até mesmo ainda em expediente, vive diante de algumas situações indesejadas, como por exemplo: dores e inchaços nos pés e nas pernas após retirar o salto alto, dores e tensões nos ombros, dores lombares e até mesmo com as famosas dores de cabeça. Pensando nisso, a Fisioterapeuta, especialista em Pilates clínicos e Pós-graduanda em Osteopatia e criadora do Espaço Vida Ativa localizado em Itu, Gabriela de Fendi, listou alguns problemas mais comuns e dicas para dribrá-los e combatê-los a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a tão corriqueira e versátil vida feminina.

1- Uso prolongado de salto alto

As maiorias das mulheres usam e abusam do salto alto, isso por que ele é considerado um dos maiores símbolos de empoderamento feminino, e é utilizado pela maioria delas diariamente durante o trabalho e também a passeio. “O uso continuo e diário do salto pode também afetar regiões de coluna vertebral, joelhos e quadris, tensões e encurtamentos musculares que acabam alterando toda a postura, principalmente quando em pé ou caminhando” explica a profissional. Gabriela aconselha as mulheres de tempos em tempos retirar os sapatos e caminhar curtas distâncias para que o próprio chão massageie todas as estruturas dos pés e aproveitar para alongar rapidamente as musculaturas do tornozelo. Outra dica são as bolinhas de tênis ou do seu cãozinho que pode ser uma ótima opção para massagear os pés debaixo da própria mesa. “Uma atitude simples também é mudar o sapato e o tipo de salto que pode ajudar a prevenir os encurtamentos musculares.” Aconselha a fisioterapeuta.

2- Dores e tensões nos ombros

Ao pensar em tensões nos ombros, todos nós ligamos ao estresse diário, seja no trabalho ou em casa, devido à carga emocional que problemas corriqueiros podem causar. Porém, outros problemas presentes no universo feminino como carregar bolsas ou sacolas pesadas, bem como o tamanho de seios e a pressão que as alças do sutiã exercem nos ombros, acabam passando despercebidos e pequenas mudanças diárias podem fazê-los diminuir ou sumir de vez. “Para o estresse emocional, práticas como a meditação ou outro hobbie que venha a gostar podem ser ótimos investimentos de tempo, pois não há nada melhor ao cérebro do que ser exposto àquilo que nos faz bem.” Explica Gabriela. Ela também aponta as bolsas como um dos grandes vilões “Quanto às bolsas, as mulheres costumam usar com pesos além do saudável e que são carregadas apenas em um ombro, e geralmente tendo o costume de ser sempre no mesmo”. Para isso, uma dica simples da especialista é revezar a bolsa nos ombros de tempo em tempo e também mudar o estilo da bolsa de alça lateral por mochilas. “As mulheres com seios muito grandes possuem a necessidade de acompanhamento médico, pois além dos ombros, a coluna vertebral pode ser seriamente afetada” Aconselha a especialista.

3- Dores lombares

As dores lombares, também conhecidas como lombalgias, são as dores na região baixa da coluna e que podem ter várias causas, como: alterações posturais, tensões musculares, má-postura, carregar excesso de peso e além de alterações patológicas nas próprias estruturas que compõem a região. “A maior parte das mulheres cumpre uma jornada de trabalho sentada ou em pé, e que, alguns hábitos errados como cruzar as pernas e trocar o apoio de um pé para o outro, podem nos expor a um vício postural.” Explica a profissional Para prevenir que estes vícios gerem consequências mais graves, simples atitudes como apoio para os pés quando sentada, sem cruzar as pernas, além de sentar por pequenos períodos quando muito tempo em pé, bem como procurar alongar as musculaturas de tronco e de pernas, fazem com que haja diminuição da tensão muscular do local. Além disso, é imprescindível a prática de atividades físicas que envolvam o reequilíbrio muscular corporal e principalmente de tronco, que podem ser Pilates, Yoga, Musculação, Natação, dentre outras.

4- Inchaço nos pés e nas pernas

Ao assumir uma posição sentada ou em pé por longos períodos, além das dores lombares já citadas, outro problema muito comum pode ocorrer: o inchaço das pernas e dos pés. Sabe-se que é muito comum no universo feminino devido a toda a atuação hormonal em todo o corpo durante todo o mês. Mas é importante enfatizar que por mais comum que seja, não é uma situação saudável ou normal. “Aquela que passar por tal situação com grande frequência deve ter acompanhamento médico para descartar hipóteses mais graves de comprometimentos como problemas renais e circulatórios, por exemplo.” Explica Gabriela. A dica para evitar o inchaço, segundo a especialista, é de tempos em tempos elevar os pés para que o retorno circulatório seja facilitado, além de procurar se movimentar caminhando ou realizando movimentos com os tornozelos, a fim de se facilitar a subida de sangue e linfa, líquidos da região. “Em casa, ao final do expediente, banhos de imersão nos pés com salmoura e dormir com travesseiros embaixo dos pés colaboram ainda mais para a melhora do quadro.” Finaliza a fisioterapeuta.

5- Dores de cabeça

Por último, e também um problema muito comum, que afeta grande parte da população, as dores de cabeça possuem fatores diversos e que podem ser bem amplos, como estresse, tensões musculares, problemas bucais (como bruchismo, alterações na mastigação e dentição), alterações hormonais, alterações posturais e até mesmo causas desconhecidas. Uma dica simples para o dia-a-dia é alongar a região do pescoço, boca e braços, além de massagens no couro cabeludo e ombros podem ajudar a diminuir toda a tensão local e reduzir as dores de cabeça. Mesmo com essas dicas, Gabriela ressalta: “Nenhuma das dicas listadas serão eficientes se não houver uma ajuda profissional e médica adequadas, a fim de se descobrir a causa e buscar por um tratamento de acordo.”

Mas lembre-se: nenhuma das dicas anteriores substitui hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, busca por uma alimentação adequada e cuidados com o emocional!

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