Fernanda Pontelo: O Poder da Criatividade

E a nossa capa do mês vem diretamente da cidade de Indaiatuba. Ela é uma das profissionais mais conceituadas no ramo de decoração, e certamente uma das mais lindas mulheres da cidade.  Com mais de 20 mil seguidores no instagram, ela é sucesso por onde passa. Dona de um currículo invejável e uma cartela com grandes clientes, Fernanda Pontelo sem dúvida alguma é referência quando o assunto é decoração e assume muito bem o papel da mulher criativa e bem sucedida. Ela ilustra nossas capas no mês de junho, e com direito a uma entrevista exclusiva. Confira:

MF: Há quanto tempo envolve-se com decoração?
FP: Me formei em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) em 2007 e logo em seguida entrei na Escola de arte e Design de Campinas (ARQUITEC) e desde então trabalho com design de interiores. Comecei fazendo estágio em escritório e desde 2009 tenho o meu próprio em Indaiatuba, o Fernanda Pontelo interiores.
MF: Como se interessou pela área?
FP: Desde pequena me identificava e adorava tudo que envolvia arte, educação artística era minha matéria favorita, rs…desenhava roupas etc. Comecei cursando Moda em São Paulo, mas como me mudei para Indaiatuba logo em seguida, no ano de 2000, cancelei a faculdade e foi durante a faculdade de Artes que acabei descobrindo e me encantando com o universo da decoração de interiores.
MF: A mulher vem ganhando cada vez mais espaço na mídia o que acha disso?
FP: Eu acho incrível, a mídia nos abriu portas para mostrar nosso trabalho e profissionalismo de uma forma muito democrática e acessível, hoje somos mais aceitas e valorizadas.
MF: Tem alguma inspiração profissional ou pessoal?
FP: Tenho várias, me inspiro em profissionais que trabalham e colocam a alma no que fazem, onde você vê vida no ambiente, charme, elegância e principalmente história de quem vive nele. Trabalhos como da designer Marina Linhares, Sig Bergamin, Paola Ribeiro são inspiradores.
MF: Como funciona o seu processo criativo?
FP: Eu primeiramente tenho uma longa conversa com o cliente, para conhecer seu perfil, entender sobre suas necessidades e expectativas e durante esta conversa, e vendo o espaço também, já começam a surgir as idéias. Vou muito do que sinto ao conhecer o morador da casa, e então começo a criar.
MF: Prefere qual dos estilos de decoração?
FP: Estilos, eu realmente acho que cada um tem seu charme e por conta disso acabo gostando um pouco de todos, rs…mas o que mais me identifico, tanto que minha casa é bem caracterizada por ele é o estilo de  decoração das casas de praia, com a leveza do branco, uso de madeira em móveis e objetos, mix de estampas, muita planta natural. O estilo boho também me encanta e tem me inspirado bastante, onde misturam-se diversas etnias, uma decoração com objetos trazidos de viagens, muita arte, tapetes e objetos feitos à mão, com uma “pegada” hippie dos anos 70.
MF: O que está in e o que está out falando em decoração?
FP: In: O cobre é o metal que está mais em destaque, seja nas luminárias, objetos decorativos, ele se encaixa bem com qualquer composição de cor e dá mais sofisticação e modernidade ao ambiente.
Out: Texturas em paredes internas da casa como o grafiato. Hoje usa-se mais a tecnologia dos revestimentos com efeito 3D, o tijolinho e o concreto também estão super em alta.
MF: Existe algo que use em todos seus projetos?
FP: Madeira e tapetes. Seja no piso, revestimento ou no mobiliário, a madeira sempre deixa o ambiente mais aconchegante e agradável, assim como o tapete que preenche e finaliza a decoração, aquela “cereja do bolo” sabe…faz toda a diferença.
MF: Qual a maior dificuldade na hora de fazer uma bela decoração?
FP: Dificuldades tive algumas no início, acredito que seja assim em todo início de carreira, mas elas me ajudaram a ter mais experiência e crescer profissionalmente.
MF: Vi no seu instagram que você é ligada muito em moda. Como isso te ajuda em sua profissão?
FP: O Instagram me auxiliou a além de mostrar meu trabalho, mostrar também quem eu sou, meu estilo de vida, estilo pessoal e as pessoas acabam se identificando com eles. Recebo um carinho e um retorno muito bacana das pessoas que admiram meu trabalho, fico muito feliz com esse feedback. Adoro moda, e sua relação com a decoração é enorme: tendências, cores, estilos e combinações estão totalmente ligados, inclusive faço sempre postagens sobre isso.
Rapidinhas:

Sonho: Vários, rs…os principais: filhos, uma casa na praia e viajar o mundo.

Cor do Momento: Rosé.
O melhor lugar do mundo é?: Meu lar.
O que me traz conforto é? Minha família.
Ser mulher é?: Bom demais.
Frase Final: Parece clichê, mas é a pura verdade: Menos é mais, sinônimo da elegância e sofisticação.

Facebook Comments
Guilherme Diaz

O jornalista Guilherme Diaz tem 24 anos e é formado pela Faculdade de Comunicação Artes e Design. Atualmente faz parte da TVR (TV Regional) e faz parte da divulgação de grandes clubs e eventos, como Anzuclub e o Rodeio Itu.


Guilherme Diaz on EmailGuilherme Diaz on FacebookGuilherme Diaz on Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *